Artigos

Use seus Talentos em seu Benefício

Use seus Talentos em seu Benefício

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Você sabe claramente quais são os seus talentos e como pode utilizá-los em benefício próprio e de toda a sociedade em que vive? Você já elencou suas qualidades e seus defeitos e já percebeu quais são as habilidades que o diferenciam dos demais e que, por isso, imprimem em você características únicas? Você tem trabalhado essas habilidades e as feito evoluir?

"Assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro. Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom da profecia, exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas, faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade."

Estas palavras são do apóstolo Paulo aos seguidores de Jesus Cristo em Roma (Rm 12, 5-8) e estes são ensinamentos que trago hoje para a reflexão em vista de analisarmos nosso papel na sociedade.

Não quero entrar no mérito de discutir religião (não é esse o propósito desse site). Respeito seu pensamento e sua crença. Mas da mesma forma que eu poderia aqui trazer citações de autores renomados para basear meu pensamento, entendo que posso recorrer a algumas Palavras da Bíblia, uma vez que nelas encontramos verdadeiras lições de vida e eu as conheço bem, pois as tenho estudado por muito tempo.

Sentido de Unidade

O apóstolo Paulo no início de sua citação nos traz o entendimento de que somos um, ou seja, além de indivíduos com características próprias e únicas, somos uma sociedade que funciona como um corpo. Havendo equilíbrio, harmonia e colaboração, todo o corpo se beneficia.

É muito importante entendermos esse sentido de unidade. Não estamos sozinhos. E ninguém é menos importante que os demais, pois todos com suas funções contribuem para valorizar o grupo e dar força a ele.

Em uma analogia ao corpo humano, o coração bombeia o sangue por todo o organismo, o pulmão trabalha o ar tão necessário para nós e os pés permitem que possamos andar e encontrar alimentos que serão digeridos e processados em nosso sistema digestório (estômago, intestino etc.). Cada membro e cada órgão tem uma função específica. Assim também cada um de nós em nossa sociedade.

Quais são suas habilidades? Quais são seus talentos?

Em uma visão moderna, quão maravilhoso não deve ter sido para a formiga trabalhar ao som do canto da cigarra! Seu trabalho se tornou mais leve e animado e até ritmado, e isso se deu porque uma cigarra exerceu seu talento. Ambas deram o seu melhor. Ambos os insetos fizeram a sua parte. Assim é o meu entendimento para a parábola atribuída a Esopo e recontada por Jean de la Fontaine.

Coloque seu Talento em Prática

Trabalhe suas habilidadesQualquer que seja seu talento, ele é importante para alguém, por isso, é necessário que você o exerça. Não o engavete. Não se omita.

Pode ser que você já tenha descoberto seu talento mas ainda receie não estar preparado para colocá-lo em prática. Sobre isso, digo-lhe uma coisa: "O Feito é melhor que o Perfeito".

Não fique esperando o tempo propício para colocar em ação aquilo que você tem aprendido. Esse tempo dificilmente chegará. Sempre haverá uma justificativa para retardar o início de algo ou a realização de um projeto. Coragem! Comece hoje mesmo.

Agir, possibilitará avaliar se seu projeto está bem planejado. Ajustes serão necessários, com certeza, e isso trará a você mais experiência e aprimoramento.

Tenha Autoconfiança

Tão importante quanto ter habilidades (e todos têm) é ter autoconfiança.

A maioria das vezes em que uma habilidade não é colocada em prática é por falta de autoconfiança. É assim com o indivíduo que acha que não conseguirá aplicar seus talentos com sucesso, que acha que ainda lhe faltam atributos para dar início ao processo de realização.

Uma pessoa sem autoconfiança encontrará todas as justificativas possíveis para retardar o início da ação.

De acordo com Edmund J. Freedberg, autor do livro Ativação - A Competência Básica, "Autoconfiança é a percepção otimista, realista e imediata das nossas habilidades e capacidades".

"Otimista porque envolve o foco nos nossos pontos positivos. Realista porque crer que você pode voar provavelmente não criará asas em suas costas. A autoconfiança não nos permite fazer o que não somos capazes de fazer. Ela nos libera para fazer tudo o que podemos fazer. Por fim, Percepção Imediata porque, para ativar a percepção, deve fazer parte de nós - não se trata de uma conclusão intelectual à qual chegamos mediante análise detalahada, mas uma crença, imediatamente acessível, quase sem pensar. Ela abrange capacidades e habilidades porque representa não só uma crença no que já podemos fazer, mas em nosso potencial par aprender a fazer o que ainda não sabemos." (FREEDBERG,2000,p.92-93,grifo nosso).


Este assunto é bem abrangente e eu poderia discursar muito mais sobre ele, mas vamos parar por aqui, pelo menos no momento.

O importante é você perceber que suas habilidades precisam ser colocadas em prática em prol de todos e de você mesmo. E mais: tenha autoconfiança. Você pode! Você consegue!

Compartilho abaixo um e-book que contribuirá imensamente para fortalecer sua autoconfiança e fé em si mesmo. Clique na imagem para ter acesso à página de download.

Desejando, conte com minha ajuda. Entre em contato, caso queira conversar e compartilhar algo.

Se desejar escrever algum comentário sobre este artigo, fique à vontade, eu ficarei muito feliz por conhecer seu pensamento. 

Um abraço e até a próxima!

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2020 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar