Artigos

Bem-vindo 2016!

Os 7 Passos do Otimismo para 2016

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Começou o ano de 2016. Neste primeiro dia, com o coração cheio de expectativas e sonhos, quero escrever sobre os 7 passos do otimista que se lança a alcançar suas metas e realizar seus sonhos. Como algumas pessoas, mas infelizmente não todas, eu fiz minhas resoluções para este novo tempo e estabeleci metas que pretendo cumprir em seus prazos. Será um grande desafio, mas não me sinto amedrontado.  Ao contrário, estou bem animado.

Dizem que 2015 foi um ano de crise e que 2016 o seguirá com dificuldades, pois não será fácil reverter o quadro desenhado por situações diversas que nos levaram a reviver a experiência da inflação, do desemprego alarmante, do baixo poder de consumo, corrupção, injustiças etc. Apesar dos pesares eu estou animado porque acredito que a vitória está em nós mesmos e não nas mãos de outros. Cabe a nós, e somente a nós, o entendimento de que podemos mudar qualquer coisa à nossa frente, construindo nosso futuro.

Para o otimista, em todo beco sem saída há uma passagem secreta. Para o pessimista, qualquer caminho leva à perdição.

Os 7 Passos do Otimismo

Como otimista que sou e confiando em meu potencial, eu me lanço ao desafio e coloco-me em campo de batalha. Para vencê-la, tenho meus segredos, que desejo agora compartilhá-los com você. São sete passos que adotarei e que me farão vencedor. Você duvida? Se apostar comigo, saiba que você perderá.

Passo 1 - Sonho

Minha caminhada já começou há cerca de dois meses quando iniciei o planejamento do ano de 2016. Nestes últimos momentos do ano de 2015 tenho analisado meus pontos fortes e os fracos e tenho listado o que pretendo conquistar neste novo tempo. Elaborei minhas resoluções detalhadamente, incluindo não só quais são meus sonhos, mas como e quando pretendo alcançá-los. E saiba: não são sonhos pequenos e fáceis.

Passo 2 - Fé

Mesmo sabendo que meus sonhos são grandes desafios para mim e que tenho várias fraquezas, busco trabalhar muito a questão da fé para lograr o que pretendo. Sei que a fé move montanhas e confiando nisso irei à luta.

Minha fé é pautada em três pontos cardeais. São eles: fé em Deus (você pode chamá-lo de Ser Superior, Inteligência Universal, o Cara lá de Cima ou como quiser), fé em mim e fé nas circunstâncias.

Acho que não preciso explicar muito sobre a fé em Deus nem a fé em mim. Quanto à fé nas circunstâncias, acredito que o Universo conspira a favor dos que buscam a superação de si mesmo. Janelas são abertas quando portas são fechadas. Há sempre uma saída e até um milagre quando acreditamos que eles são possíveis. E eu acredito. Fé nas circunstâncias envolve também as pessoas, não só as situações. E eu quero me cercar de pessoas positivas e que também estão sonhando com um mundo melhor.

Passo 3 - Consistência

Este passo consiste em ser perseverante e determinado, em constante luta. Ou seja, não ao desânimo e à desistência. Estas duas palavras serão retiradas do meu vocabulário.

Todo o meu desempenho será consistente e se em algum momento houver algum deslize, fracasso, entenderei que é parte do processo de aprendizado. Tão logo possa, retomarei o percurso de forma consistente. Não pretendo me dar ao luxo de ficar "lambendo minhas feridas".

Eu quero Vencer Agora! Meu sucesso é urgente!

Passo 4 - Entusiasmo

Aqui está um dos principais ingredientes dessa minha fórmula: o entusiasmo. Manter-se sempre animado é muito difícil, há dias em que acordamos com vontade de voltar para a cama e deixar a vida passar, principalmente em tempo de crise como este que estamos vivendo no Brasil e no mundo. Mas eu opto por encher minha mente de assuntos positivos, por isso, escolho selecionar tudo que deixarei entrar em minha mente. Não vou assistir televisão a não ser programas edificadores, filmes biográficos de pessoas vencedoras, que souberam superar seus obstáculos.

Enquanto trabalho, eu gosto muito de ouvir música. Tenho descoberto várias músicas que estimulam meu cérebro a trabalhar e estudar mais. E, diariamente, pretendo iniciar minhas atividades com uma oração de entrega e consagração de meus atos e pensamentos aos meus propósitos.

Passo 5 - Mentoria

Sempre gostei de ler biografias e conhecer pessoas que ultrapassaram barreiras, superando todas as dificuldades. Conhecer um pouco da vida dessas pessoas serve para mim como grande estímulo em minha caminhada. Em breve, vou abrir um espaço neste site para listar exemplos de vida que me influenciam. Além disso, tenho me aproximado de pessoas que admiro buscando encontrar nelas o apoio e o conselho para meus propósitos. Ter uma pessoa mais experiente acompanhando nossos passos e aconselhando é muito importante.

Passo 6 - Compartilhamento

"Melhor aprende aquele que ensina" (Cora Coralina). Baseado nesta verdade, pretendo compartilhar minha caminhada com quem desejar, servindo de inspiração para a caminhada de outros. Isso exigirá de mim maior compromisso comigo mesmo e seriedade de propósitos. 

Este passo também traz outra vantagem: a de receber os insights de quem me acompanha e isso constitui uma mútua-ajuda.

Passo 7 - Gratidão

"Em tudo dai graças" (I Tes 5,18). Esta recomendação de São Paulo Apóstolo aos tessalonicenses será meu modus operandi neste ano e por toda a minha vida daqui para frente. 

Ter um coração agradecido por tudo e por todos faz com que saibamos reconhecer as pequenas mas significativas bênçãos. E essas bênçãos são capazes de gerar grandes transformações. Serei agradecido até pelos meus fracassos pois por eles saberei reconhecer e percorrer o caminho certo.


Leia também:


Então, aqui estão os meus segredos, os meus sete passos para o sucesso em 2016. Você quer me acompanhar nessa caminhada? Que tal você também fazer a sua caminhada e juntos vencermos todos os desafios que se revelarão nesse ano? Se você topa, deixe seu comentário logo abaixo. Vamos juntos!!

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015

Buscar