Artigos

As 5 Lições que Aprendi em 2016

As 5 Lições que Aprendi em 2016

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ano de 2016 foi difícil para muitas pessoas. Tivemos crises políticas, financeiras e institucionais. Muita gente perdeu o emprego e descobriu que cada vez mais não há empregos, e sim, trabalho. Vimos a população ir à rua reivindicar seus direitos e ver na TV o caos da corrupção (e que legal foi ver homens determinados agirem em prol da Justiça!). Muitas mudanças realmente ocorreram e, com certeza, continuarão em 2017.

No ano que passou, eu aprendi muitas lições e realizei alguns sonhos.

Abaixo, listo o que considero os maiores aprendizados vividos nesse ano. Será que aconteceu algo semelhante com você?

 

Lição #1: O tempo passa de qualquer jeito

O Tempo passa de qualquer jeito

Aprendi que, quer queiramos ou não, o tempo passa. E a melhor forma de aproveitar o tempo que passa é colocar em prática aquilo que planejamos. É agir! Dar o primeiro passo e continuar. Ficar esperando o melhor momento, nunca é a melhor escolha.


 

Lição #2: Uma decisão muda tudo

Uma Deciso muda tudo

A vida é feita de escolhas e as decisões que tomamos determinam o rumo da nossa vida. Por isso, é imprescindível que busquemos o autoconhecimento e o conhecimento geral das coisas para sabermos escolher bem e decidirmos acertadamente.


 

Lição #3: Reclamar não leva a lugar nenhum

Reclamar não leva a lugar nenhum

Reclamação é o oposto de Gratidão e seus efeitos também são opostos.

Reclamar não só não nos leva a lugar algum como ainda nos prende em uma zona de conforto frustrante e prejudicial.

O melhor a fazer é trabalhar em nós o hábito do louvor e da gratidão.


 

Lição #4: Fracassos são bons professores

Fracassos são bons professores

As lições mais incríveis e profundas que recebi nesse ano vieram dos fracassos que tive. Eles me ensinaram que preciso continuar na luta, que preciso me aprimorar e também que um planejamento nunca resiste ao campo de batalha, pois sempre haverá o imprevisto, a surpresa, o inesperado.


 

Lição #5: Acredite em Você

Acredite em Você

Esta talvez tenha sido a lição mais importante de todas para mim em 2016. Acreditar em mim e confiar que posso fazer o que quero fazer.

Percebermos que podemos transformar o mundo (retomando os sonhos e a fé de quando éramos crianças) é fundamental para realizarmos nossos objetivos.

Quando Jesus disse: "Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais. Porque o reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham" (Mc 19, 14), acredito que Ele também tenha se referido à capacidade das crianças de acreditarem e sonharem com um mundo bom e perfeito.

Nós, quando adultos, perdemos não só a pureza mas a capacidade do deslumbramento com as coisas. E por isso, perdemos a fé, principalmente, em nós mesmos.

Em 2016, eu cresci tornando-me mais criança.

Bem, é isso! Aqui estão as maiores lições que aprendi no ano que passou. E como foi o seu ano? Você também aprendeu bastante ou apenas deixou o tempo passar? Que tal compartilhar conosco nos comentários como foi o seu ano?

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

 

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015

Buscar