Artigos

Os Olhos são a Janela da Alma

3 Formas de Enxergar o Mundo

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

São Boaventura, teólogo franciscano do século XIII, era um estudioso apaixonado e seu trabalho sobre a natureza humana alcançou um nível extraordinário de beleza e profundidade, tanto que em 1588 ele foi considerado pelo Papa Sisto V um dos principais doutores da Igreja, juntamente com São Tomás de Aquino, e seus estudos até hoje influenciam grandes pensadores, entre eles Joseph Ratzinger - o Papa Bento XVI - considerado o teólogo mais importante dos tempos atuais.

Clique no play para ouvir o áudio:   

São Boaventura, cujo nome de batismo era Giovanni da Fidanza, considerava que há três formas de enxergar o mundo e tudo o que nele contém. A primeira forma é o OLHAR DA CARNE, percepção estrutural a partir do olho físico. É a capacidade de enxergar a matéria pura e simplesmente. É um olhar limitado pois enxerga apenas o aparente: é o "Ver por Ver".

A segunda é o OLHAR DA RAZÃO, mais refinado que o olhar da carne, pois nos permite olhar para alguém ou para algo de forma analítica e racional e pensar sobre tal coisa. O olhar da razão é o da ciência, para o qual tudo precisa ser provado: é o "Ver para Crer".

Por fim, temos o terceiro olhar que é o OLHAR DA CONTEMPLAÇÃO. Este é um olhar especial e vai além daquilo que aparenta e significa. Quando olhamos com este olhar, sentimos. Nossa percepção carrega sobre si um peso de clareza e sentimentos profundos, porque não é tanto o ver mas o estar em comunhão com o que se revela. A terceira forma é o "Ver Além".

No dia a dia de nossa vida, exercemos estes três olhares. É claro que o olhar da carne é muito mais frequente. E o olhar contemplativo, muito certamente, o mais raro. Mas há aqueles que possuem o dom de enxergar com mais frequência nesta forma. Estes têm o coração dócil às necessidades do mundo. Eles conhecem a misericórdia, que é ter uma ligação forte com a miséria do outro. Não uma inclinação, pelo desejo de se perder na miséria, mas de ser solidário e contribuir para que quem sofre tenha melhores condições.

3 Formas de Olhar

Sinceramente, acho que o mundo precisa de mais pessoas com um olhar contemplativo.

O que vejo hoje em dia são pessoas frias, distantes, inclinadas sobre seus celulares, vazias de si mesmo... e doentes, porque não percebem que a cura de seus males está em amar. Amar o outro e a si mesmo. E digo ainda: amar a Deus, que existe sim e nos ama infinitamente. Eu creio nisso!

Mas apesar de perceber e entender que o olhar contemplativo é o menos frequente, eu acredito na humanidade. Acredito que haja no mundo pessoas boas, e muitas.

Eu opto por não engrossar o coro dos que gritam que ninguém é confiável, que todos são corruptos, que o ser humano é ruim por natureza e que tudo está perdido. Eu escolho a versão que diz e acredita que toda pessoa tem seu valor, que o ser humano é capaz de atos de imensa generosidade, que perdoar é divino e que há muitas coisas boas acontecendo nos quatro cantos da terra. Não estou querendo dizer que não existam pessoas más, mesquinhas e invejosas e que nós não devamos nos proteger delas - estou apenas sugerindo que nos concentremos no oposto disso.

Eu quero conviver com pessoas que tenham essa mesma capacidade, e desejo atrair para mim mais situações benéficas do que eu possa imaginar.


Separei um vídeo que me toca muito e vou compartilhá-lo aqui. Adoraria se você puder assisti-lo com atenção e carinho. Ele fala sobre nossa visão das coisas. Como vemos o mundo e como sonhamos com coisas que nos encantam. E também como, muitas vezes, só damos valor às coisas quando não as temos mais.

Acho que assistir a este vídeo, reforça e atiça o nosso olhar contemplativo. Ver além do que nossos olhos enxergam.

 


Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015

Buscar